Blog

Treinamento por Dominância deixa o Cão mais calmo?

Realmente e definitivamente Não!!!

Investigações tem demonstrado que a submissão forçada ou restrição aumenta os níveis de stress de um cão, devido a uma liberação de cortisol na corrente sanguínea do cão. O cortisol é um hormônio que é produzido na glândula adrenal e liberado em resposta ao stress.

Stress elevado inibe a aprendizagem e compromete a capacidade do cão de fazer as escolhas corretas.

Para o olho destreinado, a quietude de um cão contido pode indicar que ele é calmo, mas uma batalha interna está sendo travada quando o cão tenta lidar com o que é, em essência, um episódio estressante, causado por um ato de violência física de um humano, em que o cão é a vítima. Qualquer “sucesso” que pode ser alcançado com o uso de técnicas de dominância mesmo em um cão levemente agressivo é geralmente apenas uma pausa, suprimindo seus verdadeiros instintos, e mascarando sinais de alerta valiosos.

Tentar “colocar o cão em seu lugar” geralmente resulta em uma rápida correção de curta duração, apenas adiando o inevitável. Esta reação tardia pode facilmente ressurgir no pior momento possível, como em torno de crianças ou em público.