Blog

Medo gera Agressividade

Quando um cão se sente ameaçado por alguma coisa, a primeira e mais segura opção para o cão é fugir da ameaça. Se o cão é incapaz de colocar se a uma distância segura da ameaça, e a ameaça continua latente, e não há esperança que a ameaça desapareça, a única saída e lutar.

Por que os cães se tornam agressivos por medo?

A raiz do comportamento mais agressivo é o medo. Medo gerado pelo cão não ter sido criado ou treinado de forma humana. Outra causa comum de agressividade por medo é a falta de socialização adequada durante o desenvolvimento do cão. Se um cão não recebeu a socialização adequada, ela terá dificuldades para lidar com coisas novas, como outros cães, animais ou pessoas.

Como sei se meu cão é agressivo por medo?

•Cães agressivos por medo, frequentemente adotarão posturas corporais sinalizando medo enquanto recuam, tais como se encolher, lamber os lábios e mostrar os dentes.

• se seu cão está encurralado ou não tem para onde fugir, ele pode rosnar, ou morder na tentativa de obter o afastamento da ameaça.

•Cães medrosos, muitas vezes infligem mordidas superficiais, rápidas, projetadas para remover a ameaça, ao invés de fazer danos físicos graves.

Posso curar o meu cão agressivo por medo?

É importante notar que enquanto o prognóstico é bom para muitos cães agressivos por medo não existe cura para a agressividade. Comportamento nunca pode ser garantido em pessoas ou em animais, porque há muitos fatores externos que influenciam o comportamento. Assim como as pessoas, cães podem simplesmente ter um mau dia. Enquanto isso, existem muitas coisas positivas que você pode fazer para ajudar a gerenciar o problema e fazer seu cão viver em harmonia dentro de um ambiente que ele anteriormente achava assustador.

• um treinador qualificado pode trabalhar com você e seu cão usando técnicas de dessensibilizacão. Elas darão ao seu cão mais confiança para lidar com o medo.

•ache o que desencadeia a reação do seu cão.

• quando você tiver identificado o gatilho, coloque seu cão com calma e cuidado na situação que desencadeia o medo e gere coisas positivas, alimento, carinho….  Faça isso em intervalos rápidos. Quanto mais vezes ele suportar ficar na situação sem gerar agressividade mais rapidamente o comportamento vai começar a declinar.

•tente fazer seu ambiente tão previsível quanto possível. Cães agressivos por medo não gostam de surpresas. Então mantenha o ambiente do seu cão o mais calmo possível até que ele se sinta mais confiante e capaz de lidar com novidades.

Agressividade por medo é uma questão séria que pode levar uma quantidade considerável de tempo e esforço para ser revertida, mas é uma questão que pode ser gerenciada.