Blog

Medo de Crianças

É muito normal cães terem medo de crianças ou de uma criança em particular, especialmente se eles não conviveram com crianças ou tenham sido provocados por elas no passado. Mesmo uma única experiência pode criar uma aversão ou um medo que é difícil de apagar… é também a razão por que tantas crianças são mordidas por cães. A criança tem menos controle sobre seus impulsos, correm, gritam, brincam …. E por vezes sem perceber podem realmente assustar um cão.

Se você tem um cachorro que tem medo de seu filho ou de outras crianças que visitam sua casa, você deve tomar muito cuidado.

Não puna seu cão por mostrar o comportamento negativo, encontre maneiras de fazê-lo mais confiante em torno da origem do medo. Muita atenção ao treinar seu cão com crianças.

Como ajudar seu cão a ter menos medo de crianças

• se seu cão tem medo de outras crianças que visitam a sua casa, há uma solução simples: gestão. Encontre um lugar seguro no qual seu cão possa ficar, onde as crianças não tenham acesso. Isto pode ser um quarto trancado ou uma grade alta… esteja ciente sempre de onde as crianças estão e nunca confie. Sempre esteja presente para supervisionar.

• mantenha o longe de parques infantis ou parques onde as crianças brincam e fazem muito barulho. 

• comece com crianças calmas passando a uma distância segura, dê coisas que ele gosta, muito petisco, muito carinho…, enquanto faz o treinamento. O cão sempre deve estar na coleira e a uma distância segura não esqueça! Repetindo esse treinamento, ao longo do tempo, o cão aos poucos vai associar a presença de crianças a coisas boas e lentamente parará de temer tanto as crianças, apesar de precisar sempre de supervisão na presença delas.

• nunca deixe as crianças entrarem no espaço de segurança do cão. Ensine as crianças que estarão visitando sua casa a não ficarem olhando nos olhos do cão, ou a ficarem prestando muita atenção ao seu cachorro medroso. Isso tira a pressão e lhe dá o espaço que ele precisa.

• ensine as crianças a ficarem sempre calmas em torno de seu cão.

• nunca coloque uma criança em perigo para treinar o seu cão. Todas as técnicas devem ser efetuadas lentamente, com ênfase na segurança.

• Sempre supervisione bebês e crianças pequenas em torno do cão e nunca os deixe sozinhos juntos, nem por um momento.