Blog

Cognição Canina

Cognição canina é como a mente de um cão processa o mundo ao seu redor.

Saber sobre esse processo irá ajudá-lo a entender  como ele aprende e o que ele precisa de você para tornar seu aprendizado mais fácil. A ciência cognitiva é o estudo da mente e inteligência, abraçando filosofia, psicologia, linguística e antropologia. Investigação científica cognitiva vem revolucionando a nossa compreensão sobre cães e fornecendo dados vitais que podem ser usados para ir cada vez mais fundo na mente canina.

A aprendizagem pode ser influenciada pelo ambiente em que um cão é ou foi criado. Os cães que são criados em ambientes com menos contato humano  tendem a ter uma percepção mais lenta na comunicação com humanos, enquanto os cães criados em estreito contato com os seres humanos tendem a confiar muito mais nas pessoas para se orientar . Quanto mais você entender o estilo cognitivo do seu cão, mais fácil será o aprendizado.

Os cães podem nos entender?

Os cães vem evoluindo conosco  há milhares de anos, eles se adaptaram e adquiriram as habilidades necessárias para coabitar com sucesso com os seres humanos. Eles são capazes de entender gestos humanos, lêr suas intenções e serem sensíveis aos nossos estados emocionais. Eles também têm a capacidade de compreender palavras fáceis, imitar a linguagem física humana, simpatizar com  nossas emoções e desenvolver uma forma única de ligação conosco. Mesmo que alguns cães possam ser seletivos para eleger a quem seguir, quanto mais cooperativo,companheiro e recompensador você for, mais o seu cão vai querer prestar atenção em você!

Milhares de anos de domesticação tem desempenhado um papel fundamental no relacionamento humano cão e como as duas espécies evoluíram em conjunto, e criaram uma  capacidade  única de se conectar e entender um ao outro. Por causa do nosso longo relacionamento, cães evoluíram para serem cognitivamente mais semelhantes a nós do que nossos parentes mais próximos, os chimpanzés . 

Como manter o cão cognitivamente saudável ?

O declínio cognitivo canino pode ser igualmente difícil para os cães e seus donos, mas há coisas que você deve fazer sempre e por toda a vida do seu cão para mantê-lo cognitivamente saudável, mesmo em idade avançada. Entre muitas outras destacamos:


1.Exercício físico regular.

Exercícios não só beneficiam um cão fisicamente, mas fornecem um ambiente diferente que desafia e estimula os sentidos, especialmente o sentido do olfato. Entre outros benefícios do exercício está o aumento  dos níveis de serotonina e dopamina, neurotransmissores no cérebro responsáveis por regular as emoções, promovendo sentimentos de prazer e aumento da coordenação motora. O exercício promove uma sensação de calma e reduzem o stress, tanto nas pessoas como nos cães. Verifique se o nível de exercício é adequado para a idade, resistência do seu cão e tipo da raça.

2.Jogos Olfativos. 

Jogos envolvendo o olfato estão se tornando cada vez mais populares em todo mundo, eu particularmente gosto muito, eles são inspirados pelo trabalho de cães de detecção . O esporte requer extensa estimulação física e mental do cão, tornando-se uma ótima maneira de queimar o excesso de energia e reduzir problemas de comportamento em casa. Essa atividade é interessante pois pode ser realizada em qualquer lugar, mesmo em espaços reduzidos.

Como um exercício ocasional em casa,(escondendo petiscos pela casa, com a velha brincadeira dos 3 potinhos, ou com brinquedos recheáveis). No campo, parque…. escondendo recompensas e muito mais, use sua criatividade. Esse tipo de atividade fornece  um grande  trabalho para o cérebro e é uma atividade perfeita para cães idosos.

3.Agility. 

Uma ótima maneira de se relacionar com o seu cão e fornecer a ele um exercício de estimulação mental. Participar de um esporte canino, como agility, promove o trabalho de equipe e união. Cães de qualquer idade podem participar com sucesso de um esporte canino, já que o nível de idade, tipo de raça e resistência são levados em conta e separados por categorias.

4.Aproveitando a alimentação.

A hora da refeição pode ser usada para testar habilidades de caça do seu cão. Em vez de alimentar o seu cão em uma tigela de comida, você pode colocar sua comida em brinquedos recheáveis ou esconder o pote de comida pela casa  ou quintal para que o seu cão tenha que encontrar o seu alimento. Isso permite que o seu cão use suas habilidades e promovam uma função saudável do cérebro.