Blog

Cães Vs. Lobos

Muitas pessoas acham que já que os cães evoluíram de seus ancestrais lobos, podemos facilmente traçar paralelos entre os dois, e usar o que vemos no comportamento dos lobos para ajudar a explicar como entender nossos cães domesticados.

Péssima ideia.

Mesmo que os cães e lobos sejam geneticamente similares, eles são separados por pelo menos quinze mil anos de domesticação que os mudou de várias maneiras importantes. O cão doméstico de hoje é aproximadamente tão geneticamente similar ao lobo, como nós, seres humanos somos dos chimpanzés. Quando você considerar o abismo evolucionário e comportamental entre os chimpanzés e nós mesmos, torna-se claro que, apesar de lobos e cães compartilham certas características fisiológicas e comportamentais, eles são muito mais diferentes uns dos outros do que os teóricos tradicionais querem fazer crer.

Os cães não são lobos socializados. Não só a domesticação separou os fisiologicamente, mas influenciou muito o desenvolvimento emocional. A diferença em estágios de desenvolvimento entre lobos e cães no início da vida é aguda o suficiente para afetar sua capacidade de formar relações sociais ao longo de suas vidas.

Enquanto o cão tem suas relações sociais com os seres humanos e são bons em se adaptar a situações de mudança, os lobos são muito específicos sobre seus vínculos sociais e não se adaptam bem a novidade, mesmo quando criados em cativeiro ou perto de seres humanos.