Blog

Cães Entendem Tudo Que Dizemos?

Os cães, diferentemente do que muitas matérias sensacionalistas nos querem fazer crer. Não entendem nosso vocabulário completo.

Quando ensinamos um cão a sentar, deitar, ficar…. Repetimos o comando diversas vezes e fazemos com que ele relacione a palavra ao que desejamos que ele faça. Em realidade, portanto ele consegue entender o significado das palavras porque nós ensinamos ele a entender.

Sim, então o cão consegue entender o que dizemos, desde que o ensinemos a entender.

Por outro lado, os cães não entendem tudo que falamos, não conseguem entender, ainda, frases inéditas, com palavras que ele não conhece. Mesmo uma frase completa com palavras conhecidas, ele precisa de treino para entender.

Portanto, cães entendem algumas palavras e as relacionam com algo. O motivo que faz com que as pessoas tenham a sensação de que seu cão entende tudo o que elas falam é:  sua imensa capacidade de entender nossa entonação, nuances do nosso humor, micro expressões faciais, sutilezas do nosso comportamento…, sem falar do olfato.  Os cães estão conosco a milhares de anos, eles nos entendem melhor do que qualquer outro animal. Nos entendem melhor do que nós mesmos. Mas muito cuidado com o que diz e principalmente como diz.