Blog

Ansiedade por Separação

Ansiedade por separação é um dos mais difíceis problemas comportamentais para lidar com cães porque modificações bem-sucedidas dependem de pessoas presentes em todos os momentos durante o que pode ser um processo de formação longo. É um problema extremamente importante para resolver, tanto para o cão como para o dono.

Cães e seres humanos têm uma necessidade mútua para formar ligações sociais, e enquanto os cães podem sofrer de angústia por separação, a maioria de nós aprende a lidar com a ausência de uma pessoa. Em contrapartida, existem alguns cães que se tornam ansiosos quando deixados sozinhos e exibem alguns ou todos os sinais clássicos de que ansiedade incluindo:

•Vocalização excessiva (latindo)

•Inquietação

•grunhindo (chorando)

•destruindo objetos

•fazendo as necessidades pela casa

•comendo as paredes

•destruindo pontos da casa principalmente a entrada

•Pulando através das janelas abertas ou fechadas ….

Ansiedade por separação tem muitas causas, mas acredita-se que a genética e ou uma história de abandono pode contribuir para que rapidamente possa evoluir para um problema profundamente enraizado que é altamente resistente à mudança.

É importante se certificar de que seu cão está sofrendo de ansiedade, em vez de apenas ser um cão entediado tentando entreter–se durante a sua ausência. Uma câmera de vídeo gravando as ações do seu cão enquanto ela está só; dará uma imagem mais precisa sobre a causa do comportamento.

Por que meu cão ansioso destrói a minha casa?

Os cães que sofrem de ansiedade por separação podem exibir diversos graus de destruição quando deixados sozinhos. Tal destruição é normalmente focada em pontos de entrada como portas e janelas, ou lugares e objetos que estão mais intimamente associados com o proprietário como sapatos, roupas, a cama ou o sofá.

Cães ansiosos muitas vezes roem coisas porque mastigar libera prazerosas endorfinas no corpo, promovendo uma sensação de calma – assim como alguns humanos liberam a tensão roendo suas unhas.

Claro que pode ser angustiante voltar para uma casa que tenha sido danificada por seu cachorro, mas tente evitar responder usando forca física ou emocional estas punições são ineficazes e só servem para aumentar a ansiedade do seu cão.

Como faço para iniciar a modificação da ansiedade por separação do meu cão?

• Primeiro e acima de tudo, cães ansiosos necessitam de exercício adequado, um apaziguador do esforço potente e uma hora de exercício por dia que pode ajudar a diminuir a ansiedade do cão, sendo particularmente eficaz se feito pouco antes de sua partida.

Se seu cão for exercitado fisicamente e mentalmente estimulado antes de você sair, você estará aumentando a sua capacidade de lidar com a ansiedade enquanto você estiver ausente.

• é muito mais fácil para o seu cão lidar com a sua partida, se você fizer pouco barulho quando sair. O mesmo é verdade quando você retorna.

•Cães também são sensíveis a mudanças abruptas em seu ambiente, a transição da energia quando você está presente ao silêncio em casa, quando ele está sozinho é profunda. Deixar luzes acesas, tv ligada, ou música calmante especialmente projetada para cães durante sua ausência vai ajudar a tornar a transição mais fácil.

• Cães podem tornar-se ansiosos quando te virem buscar as chaves ou trocar de roupa. Tente mascarar esses gatilhos.

•tente algumas vezes trocar de roupa, pegar as chaves…. E retornar minutos depois isso permite que seu cão veja o gatilho com uma luz diferente, trocar de roupa, pegar a chave…. Nem sempre significa que você vai sair por um longo período de tempo.

•repita isso constantemente isso vai ajudar a dessensibilizar seu cão até que partidas já não desencadearão uma resposta.

 

Devo deixar meu cachorro com brinquedos de atividade adequados?

• seu cão deve ficar muito ansioso para comer ou brincar com um brinquedo quando você está ausente, então é importante introduzir seus brinquedos favoritos enquanto você está presente, construindo uma emoção positiva em torno daqueles brinquedos.

• uma vez que foi construído um sentimento positivo em torno de brinquedos você pode dar-lhes alguns minutos antes de sair o que permitirá que ele se concentre no brinquedo, ao invés de se concentrar em você.

•Brinquedos interativos, tais como brinquedos de borracha recheados com comida podem ajudar a reforçar a mente, fazendo com que seu cão libere energia ansiosa em um item apropriado, em vez do sofá.