Blog

Agressividade com pessoas

Agressividade de cães com humanos pode ser imprevisível e perigosa. Enquanto a maioria dos cães vivem em harmonia com as suas famílias, os cães de todas as raças e misturas de raça podem morder.

Ao contrário de um mito frequentemente repetido, mordidas raramente ocorrem ‘do nada’ e são geralmente o resultado de uma tempestade perfeita de ambiente e circunstância.

A maioria dos cães preferem praticar a evasão que a mordida, mas alguns irão recorrer a mordida porque se sentem ameaçadas e a ameaça não recua, mesmo quando o cão dá um aviso sutil ou ostensivo.

Por que os cães são agressivos com as pessoas?

Mesmo que os cães tenham se tornado valiosos membros da família, muitos deles não fazem nada mais do que deitar no sofá o dia todo. Pouca atividade significa animais mais entediados que sofrem de stress e ansiedade como resultado. Stress e ansiedade são as principais causas de comportamento agressivo.

A maioria dos cães não recebe nenhum treinamento formal, e muitos são treinados usando métodos punitivos, desatualizados, como resultado colhemos frequentemente um aumento no comportamento negativo

O efeito das fábricas de filhotes e criadores irresponsáveis

Outros fatores que contribuem para o problema da agressividade em cães, são as práticas irresponsáveis de reprodução que são utilizadas pelos criadores de fundo de quintal. Esses criadores querem dinheiro fácil, não se preocupam com o resultado, exploram as fêmeas, produzindo filhotes sem nenhuma tentativa de buscar na procriação o bom temperamento, e a evolução da raça quem dirá socializá-los com sons, cheiros, seres humanos, outros animais… Falta de socialização provoca medo e insegurança, que é uma das principais causas do comportamento agressivo.

Quem compra um filhote deveria levar em conta isso, e quase nunca leva. Canso de ouvir pessoas dizendo que viram um filhote por um preço mais baixo, que por telefone o vendedor disse isso e aquilo, que o outro filhote também tem pedigree, então qual é a diferença…. Que falou por telefone com um cara que tem um anúncio e ele disse que era besteira….As pessoas em realidade preferem ser enganadas e comprar um cão que nasceu de uma fêmea explorada, ou de um cruzamento sem critério, a gastar um pouco mais e levar um filhote realmente preparado, criado por quem entende, oriundo de uma cruza pensada e selecionada, totalmente socializado…. Nada é mais frustrante que isso. As pessoas realmente não entendem ou não querem entender a diferença. E podem acreditar a diferença é realmente muito, muito grande. Desculpem o desabafo, vamos seguir.

O que devo fazer se meu cão mordeu alguém?

Se seu cão é reativo e ou agressivo para com as pessoas ou tenha mordido uma pessoa, a primeira coisa a fazer é uma gestão eficaz. Gerencie o ambiente do seu cão para manter as pessoas seguras.

• se você está tendo hóspedes, mantenha o cão contido em qualquer quarto trancado, atrás de um portão ou dentro de um cercado. 

•avise seus convidados para não se aproximarem.

• se seu cão prefere simplesmente ficar na dele, em um canto… avise aos convidados para evitar ficar tentando o contato. Deixe o em paz.

• se ele relaxar na presença deles, algum tipo de contato pode ser apropriado, mas cães nervosos nem sempre gostam de ser tocados e um, oi, amigável sem contato físico será o suficiente. Avise.

Preste especial atenção às crianças e não os deixe perseguir, ou tocar o cão. Não os deixe correr ou gritar, perto do cão, pois isso pode causar medo no seu cão, e talvez faça aflorar seu instinto de perseguição.

Há uma cura para o comportamento agressivo?

Agressão de cães a humanos é um problema muito sério e representa um sério risco para os proprietários do cão e o público em geral. Gerenciar efetivamente seu cão é crucial, e contratar um treinador qualificado que irá percorrer um longo caminho para ajudar a modificar o comportamento e o caminho mais seguro.

Não existe cura para a agressividade. Formação pode ajudá-lo a prevenir comportamentos agressivos em determinadas situações.