Blog

Agressividade com outros Cães

Agressão entre cães é uma ocorrência comum e que provoca stress extremo para cães e donos. Várias famílias frequentemente experimentam algum tipo de ‘ rivalidade ‘ com curtas brigas e desentendimentos, que são geralmente leves e acontecem com pouca frequência, conseguindo manter um nível de conforto que permite que todos poderão viver em segurança e em paz.

Se a violência entre os cães ocorre regularmente e um ou mais cães estão sendo feridos, separação temporária e constante gestão é uma das maneiras mais eficazes para lidar com o problema. Em casos graves, a adoção deve ser considerada. Alguns cães não se sentem bem dividindo o lar com outros cães e são mais felizes sendo o único cão do lar.

Por que alguns cães são agressivos?

A agressão entre cães ocorre porque um cão não é socializado e se sente desconfortável perto de outros cães, ou teve uma experiência traumática que fez com que ele ficasse com medo da presença do outro cão. Alguns cães podem ser mais protetores com coisas que considerem valiosas para sua segurança, conforto ou sobrevivência como comida, locais, pessoas, brinquedos…. Isso leva a exposição agressiva ativa com tudo o que ameaça a sua segurança.

Eu deveria punir um cão agressivo?

Evite a castigar ou intimidar um cão que está mostrando a agressão.

Se um cão na coleira agride outro cão passando e recebe castigo duro sob a forma violenta ou de restrição, o cão não só aprende a temer a pessoa que o puniu, mas também vê a presença do outro cão como um gatilho para esse castigo, isso o fará ainda mais inseguro e propenso a agressividade novamente.

Se o cão agressivo é ensinado que coisas boas acontecem com ele quando ele vê outro cão, ele então começa a acumular sentimentos positivos para qualquer cão que se aproxime.

Como posso reintroduzir um cão com outros cães em segurança?

Uma vez que um cão se sente mais confortável, passando por outros cães, apresentações podem ser feitas. Isto é feito melhor com um cão muito calmo que é bom em dar sinais pacíficos e demonstram baixa ameaça.

Deixar em um primeiro momento os cães cara a cara não é recomendável, simplesmente experimente coisas positivas na presença de outro cão, tais como caminhadas ou outras atividades a uma distância confortável isso pode ajudar a construir uma associação positiva.

Caminhar, seguindo o cão calmo em paralelo, deixando o cão que apresentou agressividade cheirar o traseiro antes uma saudação facial, pode trazer benefícios reais, mas esse tipo de situação é mais segura sob a supervisão de um instrutor qualificado, para orientar nas interações iniciais.

Posso levar meu cão agressivo para o parque de cães?

Parques para cães não são recomendados para cães agressivos, como esses espaços normalmente não tem um lugar para onde ele possa fugir, o enfrentamento pode ser desastroso e causar uma reação ruim. Passeios a sós com o dono, ou andar com um pequeno grupo contribui para um cão muito mais feliz e interações mais seguras.

Definir expectativas realistas

Nós temos grandes expectativas para os nossos cães e em um mundo ideal, gostaríamos que eles se sentissem confortáveis ao redor de todos os cães que encontram, mas estas são expectativas que nós mesmos achamos difíceis de seguir. Nós não queremos cumprimentar a todas as pessoas na rua nem gostamos que estranhos entrem em nosso espaço sem ser convidados, nossos cães também não.

Fique de olho na linguagem corporal e permita que seu cão escolha com quem quer falar. Observe seu comportamento em casa, pois ele pode querer em realidade ser o filho ou cão único.